sexta-feira, 19 de agosto de 2011

2ª etapa de vacinação contra polio em Santa Juliana termina nesta sexta (19)

Crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas nos postos de saúde do município           

Termina nesta sexta-feira (19) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite em Santa Juliana. A vacinação começou no último sábado (13) e visa imunizar 95% das crianças menores de cinco anos do município, conforme meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. A primeira dose da vacina foi aplicada no mês de junho.

De acordo com o prefeito de Santa Juliana, Belchior Antônio da Silva, é importante que os pais e responsáveis levem as crianças para tomar a segunda dose da vacina nos postos de saúde do município e ajudem a Secretaria Municipal de Saúde a cumprir a meta de imunização. "É um benefício para as crianças, pois a vacina é uma das formas mais eficazes de se combater a doença, que está erradicada no Brasil", disse.

A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus. É mais comum em crianças - "paralisia infantil" -, mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus selvagem pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos. 

Ludimila Rodrigues | Serifa

-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário